Vamos falar sobre Home Office?

O Covid-19 obrigou muita gente a trabalhar em casa, e acompanhando as reclamações pelas redes sociais, pensei em escrever esse post para compartilhar a minha experiência com o assunto.

Acredito que nunca comentei sobre isso em post aqui no blog e nem nas minhas redes, mas eu sou publicitária. Trabalhei em agência até 2018 e depois disso optei, com a ajuda de mais dois amigos de faculdade, por abrir a empresa própria. Por diver$o$ motivos decidimos que o trabalho seria home office e foi aí que a minha jornada começou.

Trabalhar em casa é bom? É ótimo! Você não precisa acordar super cedo para pegar trânsito/transporte lotado para chegar no emprego. O seu escritório está no seu quarto/sala, o que te dá a liberdade de dar aquela paradinha para descansar depois do almoço, e a melhor parte é: você faz os seus horários. Ah, os lados positivos do home office ❤

Que também são os lados negativos. 😅

Vejo muitas dicas de como deve ser o trabalho em casa e, honestamente, nenhuma delas funcionou para mim. 😂

Sempre tem aquele item dizendo que você deve acordar, tomar banho e se vestir como se fosse sair para trabalhar, mas honestamente, quem é que consegue ser feliz de calça jeans o dia inteiro? Isso porque estou usando quem trabalha em agência como exemplo, o dresscode, geralmente, é mais tranquilo.

Se eu puder usar a minha experiência para dar um conselho sobre home office, eu diria para você encontrar o que melhor se aplica para a sua necessidade. Especialmente se essa é a sua primeira vez nesse barco. Por que fazer dessa experiência algo difícil?

Agora é o momento da famosa lista de itens que você deve seguir a risca para ter sucesso trabalhando home office. Ou não.

  1. Use uma roupa que te traz conforto e que não vai atrapalhar o seu trabalho. Estou falando que você não deve vestir a calça jeans/social? Não. Mas se você quiser trabalhar de pijama, não tem problema. Não é errado e nem pecado. Só tenha atenção caso você precise fazer alguma reunião importante se estiver de pijama. Troque a parte de cima e a de baixo, a gente nunca sabe quando vai precisar levantar para buscar algo. Nem todo mundo acha o pijama do Frozen bacana. 😂
  2. Sim, você faz os seus horários, mas o dia só tem 24h, então saiba impor limites. Para você e para os outros. Uma coisa muito importante que aprendi nessa jornada do home office é que se você não colocar limites, as pessoas não vão respeitar o seu horário de trabalho e de descanso. Nem você.
  3. É ótimo descansar durante o seu horário de trabalho. Parar uns minutinhos para fazer um lanche, esticar as pernas… Mas assim, determine períodos de 15min para fazer isso, porque você tá dentro de casa, perto da sua televisão cheia de séries para assistir. Ou do videogame, cheio de jogos para testar. Até olhar para o infinito pode ser tentador. Para de procrastinar e vai trabalhar. Dica baseada em fatos reais.
  4. Tenha metas. Ou uma lista de tarefas. Quando você organiza o que precisa fazer fica mais fácil cumprir com tudo no tempo que você determinou. Mas não fique preso a essa lista. Imprevistos acontecem e se você precisar colocar outra coisa no lugar de uma tarefa x, não tem problema. Você vai sobreviver. E o mundo também.
  5. Imponha limites. Falei sobre limites no item #2, mas aqui ele aparece de novo por um outro motivo: família. Se você mora sozinho desconsidere, mas se você mora com os pais ou com outras pessoas, esse passo é importante. Não é só porque você está em casa que está fazendo nada. Você está trabalhando. E se sua família não aparece no seu emprego para te contar que a filha do vizinho está traindo o marido, em casa esse respeito deve ser estendido também. Depois do horário de trabalho você fica sabendo os bafões.
  6. Saiba separar a sua vida pessoal do seu trabalho. Essa é a dica. 😂Eu surtei tantas vezes no começo da empresa que minha vida pessoal praticamente parou. Tudo para mim era trabalho. Trabalho 24/7. E isso não é saudável. Você também merece descansar, assistir as suas séries, ler, fofocar sobre a vizinha que está traindo o marido. O seu compromisso profissional deve ser cumprido no seu horário de trabalho. A não ser que você seja médico de plantão, no momento em que a sua jornada de trabalho terminou, ela terminou. Ninguém vai morrer se você só responder no outro dia. É sério, não vai morrer. Não se sinta culpado por essa escolha. A sua sanidade mental é mais importante do que o comportamento abusivo das pessoas. Toda regra tem excessões, saiba quais são as suas.
  7. Faça o seu melhor para que essa experiência seja agradável. Você merece ficar de boa com o seu trabalho e com a sua vida. Especialmente com tudo o que está acontecendo no mundo nesse momento. Está tudo bem se você não produzir como produz normalmente. E está tudo bem se você não conseguir cumprir com todas as metas/tarefas do dia. Vai ficar tudo bem. ❤

Espero que essas dicas ajudem, nem que seja um pouquinho. Queria muito ter lido elas quando comecei a fazer home office. Se você tiver mais dicas, divide comigo, é sempre bom saber da experiência das pessoas para poder crescer. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s