Dica de escrita

Dica de escrita: writing prompts

Adivinha quem está de volta e pretende continuar assim? Haha. SIM, depois de meses e meses de promessas e descumprimentos, eu posso garantir que estou de volta com uma frequência maior aqui no blog! Pretendo falar mais de escrita, coisas pessoais e claro, livros e resenhas porque né… como viver sem falar de livros? Haha


Por isso, antes de começar este post, eu queria saber: que resenhas vocês gostariam de ver aqui no blog? No meu perfil do GoodReads tenho as leituras desses últimos tempos e seria maravilhoso se pudessem dividir comigo o que gostariam de ver resenhado! Para ver quais foram minhas leituras direto, é só clicar aqui ou aqui! ❤ Também vou fazer uma pesquisa lá no Instagram, então caso não me siga no perfil novo, é só clicar aqui! Estou tentando juntar o conteúdo do blog com a rede-social o máximo possível!

Mas enfim, chega de enrolação e vamos ao que interessa: falar sobre escrita!

Sabe aquele momento que a gente sente que quer escrever, mas não sabe exatamente o que porque simplesmente ainda não tem uma ideia formada na cabeça? Quando quer colocar os sentimentos para fora, mas também não sabe por onde começar? Ou sair um pouco da zona de conforto e explorar novos tipos de escrita? Até mesmo tentar desbloquear um pouco e nem sempre em relação à escrever como um hobbie/profissão, mas sim para fazer um trabalho acadêmico ou quando há a necessidade de redigir um texto (seja na vida privada, como na profissional).

Então, existem exercícios perfeitos para tudo que eu citei acima (e até mais!), os chamados writing prompts.

Se eu fosse trazer para o português, definiria writing prompts como um meio de impulsionar a escrita, pois eles a estimulam a partir de um tópico particular. São pequenos trechos de texto (ou imagem) que ajudam a fornecer uma base para um ponto inicial. Como disse ali em cima, eles podem ser usados desde para aquecer/treinar escritores, como também ajudar na hora de escrever uma redação, um relatório etc. Também entregam dois pontos importantes: aquilo que será escrito e o caminho para como fazê-lo.

Em resumo, fazer o uso desses exercícios pode ser muito benéfico, seja para a vida no geral (quando estamos falando de escrever, claro), ou para ajudar a melhorar o ritmo de escrita de quem já o faz! Os benefícios nesse caso, são diversos e variam desde melhorar a observação, tirar da zona de conforto, ajudar naquele momento de bloqueio, dar novas ideias e claro, fazer a escrita fluir melhor, já que é um exercício que deve ser treinado constantemente!

O mais divertido é que existem centenas de milhares de tipos de writing prompts os quais encaixam direitinho para o que você quiser! Eles podem ser apresentados por meio de foto, de uma arte, lista de palavras, um diálogo, uma frase, um parágrafo, o que você desejar e sentir mais confortável! E eu garanto: ajuda muito!

Mas afinal, onde posso encontrar writing prompts para poder ajudar na escrita? Existem livros especializados, mas também por toda a internet, há inclusive desafios para criar os próprios prompts! O lugar onde mais utilizo para treinar minha escrita por meio deles é o bom e velho Pinterest! Mas o bom e velho buscador sempre leva direto para páginas com diversos, na língua e formato que quiser!

Espero ter ajudado com mais uma dica para melhorar e incentivar a escrita! Também queria dar um pequeno spoiler do futuro (mas caso você me siga no Instagram, já pode ter visto eu falando sobre o assunto por lá, hehe): estou com um projetinho de escrita interativa e ele está diretamente relacionado a writing prompts! ❤ Por enquanto não posso dar muitos detalhes, pois os planos precisam ser elaborados, mas logo logo venho dividir como tudo vai funcionar! Fiquem de olho aqui e nas minhas redes sociais, como Twitter e Instagram! ❤

Fonte utilizada para montar o texto: Thoughtco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s