Dica da semana · TBR

Organizando a TBR

 

Se você, assim como eu, é compulsivo por livros e aperta o botão comprar com mais rapidez do que lê o que tem em casa, então esse post pode ajudar haha

Por conta de ter uma pilha de não lidos muito maior que a de lidos, criei um sistema bem simples para contemplar diferentes tipos de livros nas minhas leituras do mês. E é essa “técnica” que vim dividir com vocês hoje ❤

Sempre lembrando que o que funciona comigo pode não funcionar com você, e tudo bem. Muitas vezes só precisamos de uma ideia para criar a nossa própria maneira de ler os títulos que temos sem deixar de incluir novidades na nossa estante.

tumblr_p2wzglyyje1waiiluo3_540
Seus livros antigos vendo você escolher os lançamentos para ler enquanto eles esperam por mais de um ano para serem lidos.

Mas vamos ao que interessa haha

Me propus a ler 52 livros em 2018, ou seja, um por semana. O resultado disso são 4 livros por mês, logo a ideia seria escolher formas diferentes de ler livros mais antigos, novos e continuar com as séries que estão em andamento ou que nem comecei ainda. Foi então que tive a ideia de separar esses 4 livros em 4 categorias distintas. Quando vou escolher os livros para ler direciono da seguinte forma:

  • Livro antigo – Com mais de um ano de lançamento ou de compra.
  • Livro novo – Algum título que tenha menos de um ano de lançamento ou de compra.
  • Livro de série – Ele pode ser uma continuação caso eu já tenha começado a leitura, mas deixei a coitada no vácuo por algum motivo haha ou então porque fiquei com vontade de começar e ver como é.
  • Livro da lista – No começo do ano fiz uma lista com 12 livros que quero ler em 2018. Esses livros já estão na minha estante, mas infelizmente não consegui fazer a leitura ainda.

Os escolhidos são prioridade nas minhas leituras do mês, mas isso não quer dizer que eu não vou ler outros caso sinta vontade. É muito comum para mim, na minha realidade, conseguir ler em torno de três livros por semana, então eu começo com o livro da minha TBR e escolho outros que não estão na lista para ler.

Sei que nem todo mundo dispõe de tempo, logo seguir uma lista fica um pouco difícil, mas é uma ótima forma de descobrir livros que foram esquecidos pela estante ou perderam lugar por causa de algum lançamento que você quis ler antes… Essas coisas acontecem haha

E se você começar a ler um dos livros escolhidos e ele não te prender naquele momento? Já aconteceu haha E você não é obrigado a ler nada que não queira. É só deixar o livro no cantinho e voltar para ele quando tiver vontade, se tiver vontade. Veja, a TBR não é para ser obrigatória, é apenas para relembrar os livros que você talvez tenha esquecido. Acabei descobrindo histórias incríveis que estavam escondidas na minha estante, e é só amor! ❤

tumblr_p2wy8qkll71s8ev4jo2_540
Quando os livros antigos provam que são tão bons quanto os que estão lançando agora. haha

Você costuma fazer TBR para o mês ou prefere olhar o que tem disponível e escolher na hora?

Renata2

4 comentários em “Organizando a TBR

  1. Adorei a dica!! Nunca consigo organizar minhas leituras, acabo spm seguindo o que da vontade na hora e no fim do mês acontece de eu ter lido 20 livros do mesmo gênero pq tenho esse hábito de se eu gostei de uma fantasia sigo lendo fantasia, se eu li um histórico quero outro histórico, como se tivesse medo de deixar aquele “mundo” hahaha. Acho que vou aplicar essas categorias baseadas no estilo do livro.
    E eu queria abrir um parentese para dizer que o blog está cada dia mais lindo, parabéns! Desculpem se não comento aqui na mesma frequência com que leio (entrar no blog pelo celular nem spm facilita escrever um comentário),mas spm fico feliz em ver um post novo de vcs.

    Curtir

    1. Oi Laura! Fico super feliz que goste do nosso blog e que leia com frequência ❤
      Tem vezes que a lista não funciona tão bem, mas sempre ajuda muito na hora de ver qual livro ainda tem para ser lido… especialmente quando tem muitos parados na estante haha Espero que ajude você com a TBR ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s