Book Journal

Book Journal: O que é? Como vive, como se alimenta e como começar o seu

ACS_0022

Em 2016 comecei a anotar detalhes (plot, personagens, pontos positivos etc) dos livros que lia, mas era daquele jeito, quando lembrava. No início a ideia era simplesmente para me ajudar quando fosse resenhar o livro aqui no blog, mas acabei desanimando e deixando o projeto de lado.

Esse ano comecei com o projeto novamente. Dessa vez a ideia era realmente me empenhar nas anotações, já que muitas séries que comecei terminariam em 2018 e eu mal lembrava delas. Para não ficar com preguiça e deixar de lado mais uma vez, resolvi que iria fazer mais do que apenas escrever sobre o livro, adicionaria também imagens (atores, lugares, detalhes etc) que ajudariam na hora de lembrar o plot e me motivariam ainda mais a seguir com as anotações.

Essas montagens despertaram a curiosidade de alguns de vocês no instagram, e como sempre atendemos aos pedidos de vocês ❤ decidimos fazer esse post. A ideia era fazer apenas sobre as colagens, mas achei que seria bacana falar um pouquinho sobre o Book Journal também. Então vamos lá!

O que é?

O Book Journal é um caderno de anotações literárias. Nele você pode fazer um cabeçalho definindo informações técnicas do livro que podem ajudar a lembrar quem é o autor, o nome da série, a editora, quantas páginas ele tem, quais são os personagens mais importantes etc e depois dividir (ou não) as suas opiniões por categorias. É quase como fazer uma resenha em tópicos. Super simples e tranquilo.

Materiais

A parte divertida do Book Journal é que você pode usar o caderno que tiver em casa. Caderno pautado, pontilhado, não pautado, quadriculado, capa dura, capa mole, A4, A5, o que estiver disponível e for de fácil acesso.

O meu é dividido em dois caderninhos, um pautado para fazer as resenhas + colagens e um pontilhado que uso para anotar minha vida literária.

Como organizar

O meu consiste em um cabeçalho, mais ou menos como o que aparece nas resenhas aqui do blog, com as seguintes informações: Autor, Série, Editora, Número de páginas, Gênero, Nível de inglês (se for o caso), Nota e Personagens principais. Como uso essas mesmas categorias para os posts aqui do blog, para mim é super útil, mas os itens podem variar ou nem precisam existir, varia de pessoa para pessoa. ;D

Depois disso eu separo duas páginas para fazer as colagens, duas para falar sobre o plot e uma para falar o que eu achei. Claro que isso também varia, de repente você tem muito mais para opinar sobre o livro do que apenas uma folha ou até menos. No momento em que você for fazer é que as necessidades vão surgindo e é possível ajustar de acordo com o que fica melhor.

Sempre escrevo em itens, comigo funciona melhor do que fazer um super texto. Quando preciso das informações elas estão claras para mim dessa forma. E como temos posts de playlist literária, sempre adiciono uma música no final das anotações. ❤

As colagens

ACS_0025

Agora o tópico da curiosidade de vocês ❤

Como expliquei anteriormente, essas colagens começaram da minha vontade de dar mais vida para o meu caderno de anotações. Me inspirar e também lembrar com mais facilidade do enredo.

Primeiro eu comecei a usar o Pinterest para organizar cada livro que lia e quais imagens melhor descreveriam os cenários, personagens e detalhes. Se você tem uma conta no Pinterest sabe que aquele lugar é viciante e as opções de fotos infinitas.

Captura de Tela 2018-03-03 às 13.41.34

Me adiciona lá ;D

Em cada subpasta eu vou salvando imagens e depois seleciono as mais legais para fazer a colagem no meu Book Journal.

A parte bacana é que você consegue dar vida para aquele mundo e, pelo menos para mim, fica muito mais fácil de lembrar das informações importantes já que sou uma pessoa com memória visual. Depois de ter as imagens impressas você pode recortar e colar como achar que fica mais bonito. Usar diversos materiais diferentes como canetas, washi tapes, papéis diversos etc.

Quais as outras utilidades de um Book Journal?

ACS_0024

Além de registrar tudo sobre o livro que você está lendo, também é possível fazer vários outros tipos de anotações que podem ajudar na organização da sua vida literária, mas falarei mais sobre esses detalhes em outro post. ❤

Gostaram do post? O feedback de vocês é muito importante pra gente e sempre gostamos de saber o que vocês acham do nosso conteúdo. Não esquece de comentar e nos contar tudo, inclusive pode pedir algum post específico também. 😀

Renata2

4 comentários em “Book Journal: O que é? Como vive, como se alimenta e como começar o seu

  1. Adorei o post, e adoro ainda mais os seus books journals e os da Flávia, são muito lindos e inspiram algo crescente em mim. Valeu pela a atenção quanto a eles, gente. Super beijo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s