
Se você já estava inserido no mundo das leituras no começo dos anos 2000 provavelmente já leu ou ouviu falar da maravilhosa Meg Cabot. Seja porque assistiu o filme O Diário da Princesa (2001) ou porque leu a história que deu origem a adaptação.
A série da Mia Thermopolis marcou muito a minha vida como leitora e foi incrível quando a Meg Cabot lançou um livro sobre a personagem tantos anos depois. E se você nunca teve interesse ou não conhecia O Diário da Princesa, vou contar um pouquinho aqui sobre o plot.
Mia Thermopolis mora com a sua mãe (Helen) em Nova York e apesar de conhecer seu pai (Philippe Renaldo), descobre que é a princesa de um principado europeu chamado Genovia. Diferente do filme, a sua avó Clarisse (ou grandmére, como é chamada no livro) não é nada boazinha. O seu objetivo é ensinar Mia a ser uma verdadeira princesa e um dia assumir o trono da Genovia.
Durante os 11 livros da série nós acompanhamos toda a história através dos diários escritos por Mia. Cada desafio, mancada, conquista, enfim… Tudo o que vocês podem imaginar é relatado por ela com detalhes. Até mesmo os seus exercícios de geometria.
E o que O Diário da Princesa tem de parecido com A Princesa Escondida de Laura Machado? Bem, os diários. ❤
Em A Princesa Escondida nós somos apresentados a Elisa Pariseau. A princesa de Parforce. Ela já sabe que é uma princesa e sempre conviveu com seus familiares no castelo até que precisou se mudar para a Escola Preparatória. Todos os eventos dessa nova experiência, incluindo as novas amigas, o crush, seu relacionamento com a bff que já não funciona mais e o Benjamin, seu melhor amigo e também guarda estão presentes. E a cada post que a Elisa faz em seu diário conhecemos um pouco mais da personagem e queremos saber tudo o que vai acontecer.
Os dois livros são maravilhosos! E super indico caso não tenha lido algum deles (ou os dois).
Se você quiser saber mais detalhes sobre A Princesa Escondida, eu fiz uma resenha sobre o livro que é possível ser lida clicando aqui.