Parcerias · Resenha

Resenha: Ed e Lorraine Warren: Lugar Sombrio, Carmen Reed e Al Snedeker e Ray Garton

Mesmo quem tem medo do assunto certamente já ouviu falar deles. Seus casos mais famosos, como os de Amityville, Rhode Island e de Enfield, por exemplo, foram adaptados para o cinema. Até mesmo a endiabrada Annabelle está no currículo de assombrações, poltergeists e espíritos obsessores enfrentados pelo casal Warren. Claro, a boneca legítima faz parte da coleção que Lorraine, hoje com 90 anos, mantém em casa.
Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é o relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes. Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

Skoob | Goodreads

A DarkSide lançou mais um livro dos Warren e eu estou impressionada em como cada livro que foi publicado pelo casal é diferente. Ao invés de se prender em apenas um tipo de narrativa, eles passearam por diversas, desde memórias até relatos, como é o caso de Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio. No livro, diferente do Demonologistas ou do Invocadores do Mal, não temos a voz do casal contando o que passaram e dando sua opinião sobre os casos e explicando sobre o que fazem, ele na realidade é focado na história da família e digamos que tem uma “participação” deles lá no final.

Quanto à tradução, por algum motivo eu me dou muito melhor com biografias, relatos e derivados na nossa língua e o tradutor, Eduardo Alves fez um ótimo trabalho. Desde que comecei a faculdade, costumo perder um pouco de atenção durante minhas leituras tentando imaginar como o original seria e quais foram as escolhas feitas pela pessoa que traduziu, no entanto, me vi tão inserida na história e em tudo que estava acontecendo que minha maior concentração era em devorar o livro — o li basicamente em uma sentada.

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio prende bastante, tem um ritmo que faz a leitura fluir. Quando comecei a ler e percebi que seria uma narrativa do fato em si e não como os outros livros dos Warren que tive contato, confesso que fiquei com o pé atrás, porque já passei por momentos bem chatos nos livros do gênero, mas não é o que acontece aqui. Já li diversos livros de relatos sobrenaturais e alguns me frustraram por serem tão detalhados a ponto de relatarem coisas que eu não tinha o menor interesse ou por perderem tempo focando em outras coisas senão o “terror”. Mas não é o que acontece aqui, pelo contrário, o livro entrega o que promete.

A história se desenvolve de maneira interessante e não foca em cenas que poderiam fazer o leitor ficar entediado, pelo contrário, realmente temos uma história de terror nas mãos — acreditando ou não que ela possa ser real. Inclusive, mesmo eu sendo extremamente impaciente e já querendo partir para o lado sobrenatural, a parte que conta a história dos Snedeker antes de tudo acontecer é essencial, porém curta. Mesmo depois de apresentar o casal rapidamente e a dinâmica da família, o livro já pula para um momento pertinente sobre como foram parar na casa. Ou seja, não há encheção de linguiça e até mesmo as partes que são de apresentação são interessantes e fazem sentido para podermos entender um pouco melhor a família e como tudo o que passaram lhes afeta.

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é um relato de uma das histórias mais famosas dos Warren que é extremamente interessante. A narrativa prende, te faz querer mais e não perde tempo com enrolação, simplesmente vai direto ao ponto, sabendo o que o leitor que pegou o livro para ler quer: o foco no sobrenatural, nas coisas assustadoras as quais a família passou. Ele entrega tudo de maneira satisfatória e foi uma leitura muito divertida de fazer, causando alguns arrepios.

Lembrando que é a história na qual o filme Evocando Espíritos usou como base. Eu ainda não o assisti, mas pretendo fazê-lo assim que possível, talvez quem sabe seja minha escolha para o dia 31?

Independente de acreditar ou não nos Warren, se você gosta de uma história de terror sobrenatural com certeza deve dar uma chance para Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio, muito além de um relato, o livro foi construído de forma que a narrativa seja interessante para quem quer ter o contato com uma leitura do gênero!

Um comentário em “Resenha: Ed e Lorraine Warren: Lugar Sombrio, Carmen Reed e Al Snedeker e Ray Garton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s