Resenha · Ron Franscell · Vincent DiMaio

Resenha: O Segredo dos Corpos, Vincent DiMaio e Ron Franscell

O Segredo dos Corpos disseca casos surpreendentes que ajudaram a construir a reputação do legista Dr. Vincent DiMaio. Como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. Ou a investigação pela morte do adolescente Trayvon Martin, em 2012, na Flórida, crime que acabaria impulsionando o movimento Black Lives Matter, de denúncia contra o racismo na sociedade norte-americana.
O livro apresenta ainda casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular. E num capítulo especial, o autor questiona o alegado suicídio de Vincent van Gogh. Atendendo a um pedido de Steven Naifeh e Gregory White Smith, coautores de Van Gogh: A Vida, biografia do pintor ganhadora do prêmio Pulitzer, DiMaio analisou o caso e acredita que a marca da ferida revelara que o tiro não poderia ser “auto-infligido”.
A verdade nua e crua é o que você pode esperar em O Segredo dos Corpos. Escrito a quatro mãos, duas delas no bisturi do Dr. Vincent DiMaio e as outras duas do veterano escritor Ron Franscell, parceiro de Vincent Bugliosi (autor de Helter Skelter), o livro revela surpresas a cada página. Conheça a história da medicina legal, as curiosidades de uma profissão que aparenta ser tão mórbida e sombria, e as razões que levam alguém a dedicar toda sua vida a pesquisar os mortos. Ler O Segredo dos Corpos é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol.

Skoob | Goodreads

Como uma boa e velha viciada em crimes, séries policiais e derivados, nem preciso dizer que fiquei louca com esse lançamento da DarkSide, tão louca que esse foi um livro que acabei comprando, mesmo o TRS sendo parceiro da editora, haha. E posso adiantar que não me arrependo, é realmente interessante!

Eu não sei vocês, mas adoro quando profissionais que vão escrever livros sobre a área dão muitos casos como exemplo. Como leiga, o jeito que eu mais gosto de aprender sobre algum assunto é com exemplos do que aquela pessoa viveu e O Segredo dos Corpos não decepciona nem um pouco neste aspecto! Depois da apresentação da história de Vincent Di Maio, vamos aprendendo sobre a profissão dele por meio de diversos casos icônicos que ele participou e vou dizer: um mais interessante do que o outro!

Durante a leitura, eu não parava de pensar em algumas séries policiais que eu adoro enquanto eu lia e isso aconteceu por diversos motivos, o primeiro é porque a maioria delas a gente acaba em contato com corpos, mas o foco é a investigação criminal em si, os legistas sempre aparecem apenas para apresentarem algumas evidências e darem algumas respostas para os personagens principais. Com excessão talvez de Bones, cujo o foco maior é realmente naqueles que lidam com os corpos e ele me lembrou um pouco o que a Cam, uma das minhas personagens favoritas (mas para ser sincera, quem ali não é um dos meus favoritos), faz na série. É ela quem analisa os tecidos e o corpo, exatamente o que DiMaio faz e é realmente interessante ver a forma como médico patologista trabalha e como ele encontra evidências para explicar sobre as mortes (se foi natural, um acidente, um assassinato etc).

O que mais gostei do livro é o fato de que cada caso que ele apresenta, é como desvendar um mistério. DiMaio conta como a morte ocorreu (ou pareceu ter ocorrido), a visão que os investigadores têm de tudo e então vai revelando as respostas que o corpo dá. Em algum deles, a polícia está equivocada e é o que ele descobre que inocenta ou culpa alguém. Ou seja, nos mostra a importância do trabalho do legista e como, na maioria das vezes, ele não é valorizado como deveria.

Também claro, não podia deixar de falar sobre a tradução, como sempre tenho feito nas resenhas de livros traduzidos e gostei muito do trabalho feito, foi uma leitura gostosa e fácil de acompanhar e que prendeu bastante!

A maneira que cada caso em O Segredo dos Corpos é apresentado instiga o leitor a continuar lendo e a saber mais, DiMaio explica detalhadamente como chegou às diferentes conclusões de forma fácil para uma pessoa leiga entender. Ele também não deixa de mostrar a importância de um bom profissional da medicina legal, já que as respostas das mortes estão nos corpos e muitas vezes elas podem passar batido quando a pessoa não analisa com muito cuidado ou não é um bom profissional.

Outro fator que eu gostei bastante que foi abordado no livro, é a maneira com o próprio DiMaio lida com o fato de estar encarando a morte todos os dias e como ele consegue não ser tão afetado.

Se você gosta de crimes, séries policiais como Bones e tem interesse em patologia forense, O Segredo dos Corpos é um must read!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s