Aleatoriedades · Textos pessoais

A morte do romance no YA

De acordo com a internet, Young Adult (Jovem Adulto) ou Young Adult Literature (Literatura Jovem Adulta), também conhecido como o bom e velho YA, são publicações de ficção para leitores jovens. Os termos romance jovem adulto, romance juvenil, ficção para adolescentes, livros jovem adultos etc, se referem a essa categoria literária.

Alguns dos assuntos discutidos na literatura YA são: amizade, amor, inclusão, status social, relacionamentos familiares, entre outros. O YA explora temas importantes e cruciais para os adolescentes e podem ser contados de diversas maneiras. Em histórias contemporâneas, como Anna e o Beijo Francês e A Culpa é das Estrelas, ou de fantasia, distopia, romance épico. Enfim, as possibilidades são infinitas. O YA é o grupo e ele se divide em diversas categorias, digamos assim.

Mas não é para explicar o que é YA que eu estou aqui, mas sim para falar um pouco sobre a minha frustração com esse gênero literário nos últimos tempos. Conversando com a Flavia e com algumas outras meninas pelas redes sociais, percebi que cada vez menos as autoras estão dando destaque ou até mesmo incluindo o romance em suas histórias. Entendo que com a importância do empoderamento feminino e as várias lutas que nós mulheres precisamos enfrentar para alcançar direitos iguais, o romance não seja assim tão atraente para as autoras (ou estamos falando das editoras?).

Acredito que a inclusão de temas importantes no YA seja fundamental, mas nem por isso é preciso ocultar as outras facetas de um personagem feminino.

Não vejo motivos para uma mulher que é forte, independente e determinada não viver um relacionamento saudável, equilibrado, de forma que exponha o seu lado sensível também. Por algum motivo o romance, que é uma característica que atrai grande parte do publico feminino para o YA, vem sendo deixado de lado para comprovar que a protagonista feminina não precisa da ajuda do seu par romântico ou não precisa de um romance ao longo de sua história. Mas honestamente, se eu quisesse viver a minha vida real, eu não estaria lendo, estaria vendo a galera conversar no twitter ou facebook.

Não estou falando que sinto falta dos triângulos amorosos ou quero o romance como fator principal, mas sim de histórias de amor bem escritas em que a personagem pode conquistar o seu lugar e matar o imperador, sem deixar de mostrar histórias que entregam para o leitor um romance interessante e bem construído.

Pode parecer um protesto sem sentido, mas estou cansada de pegar um livro falando sobre política durante 400 páginas. Se eu quisesse saber sobre política eu ligava na CNN, na Globo News, enfim… A política pode estar lá, mas e os outros elementos que tornam esse enredo cativantes? E o romance que vai me prender durante 400/500 páginas de problemas políticos, construção de mundos e dramas familiares?

É perfeitamente possível equilibrar os dois assuntos. A Sarah J. Maas faz isso em todos os seus livros (Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas), como ler ACOTAR sem suspirar de amores pelo Rhysand, Cass e Az? Mas eles não anulam a importância da Feyre como protagonista e nem estão ali para servir apenas como interesse romântico. Todos têm um propósito. Sinto falta dessas construções bem elaboradas nesse grupo da literatura.

Se existe uma característica que me atrai para o YA, ela se chama romance. Algo que as autoras dessa área sempre souberam dosar na medida certa. O leitor recebe um plot maravilhoso, com personagens que geralmente são bem construídos e um romance bem escrito. É só isso que eu peço.

Continuem falando sobre as problemáticas do universo, mas não matem o meu romance e os potenciais book boyfriends que elevam o nível masculino nesse mundo. Obrigada.

É lógico que nem todo mundo gosta de envolvimento romântico em suas leituras e eu respeito isso, então o que eu peço é a não totalização do tema, mas que quando ele existir, seja bem trabalhado para que todo mundo finalize suas leituras com alegria no coração. ❤

Renata2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s