Aleatoriedades

Precisamos falar sobre instalove

Instalove (romance instantâneo) é uma característica recorrente em alguns gêneros literários, especialmente YA e NA. Esse uso constante acabou gerando um certo trauma e incomodando muitos leitores.

Resultado: um ranço gigante! Só o fato de saber que determinada história tem romance ou até mesmo quando ele está para acontecer nos deixa com o pé atrás. De uns tempos para cá, pela internet, cada vez mais vemos pessoas discutindo sobre romance em livros e chamando tudo, literalmente tudo, de instalove.

Mas espera aí, vamos conversar um pouquinho sobre o assunto e também pensar sobre romance e acima de tudo, instalove nos livros. Primeiro vamos dar uma olhada sobre como o dicionário caracteriza Amor, Paixão e Crush.

Amor
substantivo masculino.
  1. forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.

Paixão

substantivo feminino
  1. sentimento, gosto ou amor intensos a ponto de ofuscar a razão.

Crush

Ter uma paixonite por alguém. Se sentir atraído por outra pessoa de alguma forma (fisicamente, por exemplo).

Agora que sabemos a diferença entre esses três sentimentos, vamos ao ponto. Em primeiro lugar, precisamos lembrar que instalove (amor ou paixão) e atração ou gostar (ter uma crush) são sentimentos diferentes. Parece bobo? Sim, mas o trauma é tão grande que parecemos estar cada vez mais confundindo essas três coisinhas (e eu tenho lido cada vez mais resenhas chamando todo e qualquer sinal de romance de instalove).

A real é que a gente pode muito bem gostar e sentir atração por uma pessoa sem nem conhece-la direito ou até mesmo quando a encontramos uma só vez na vida. Portanto, dois personagens se desejarem e pensarem um no outro o tempo todo não é instalove. Não importa o tempo que se conhecem ou o que passaram juntos, uma atração não precisa de tempo para acontecer. Quantas vezes você se apaixonou por alguém no metrô? Haha. O nome disso é crush.

Gostar de uma pessoa, querer ficar com ela e pensar nela não significa amá-la — estando ou não em um relacionamento. Justamente por esse fato que relacionamentos que estão nesse ponto não são considerados instalove. Quem não ficou completamente encantadx com o/a crush ou em um começo de relacionamento? Aliás, sempre é bom lembrar que estar apaixonadx é algo completamente diferente de amor.

Ou seja, os personagens se gostarem em poucos capítulos e ficarem se querendo (haha) não é instalove. Instalove, na realidade é quando o amor ali é puro, eterno e verdadeiro nessa mesma quantidade de “tempo” e os próprios personagens tomarem atitudes eternas e fazer loucuras por causa de um relacionamento (Bella Swan e Edward Cullen, por exemplo). São relacionamentos que tornam-se realmente verdadeiros em pouco tempo e que serão eternos, isso é instalove.

Agora, além de esperar instalove e se apaixonar, eu preciso comentar o outro lado da história. O lado de quem escreve.

Criar uma história não é algo rápido. Escrever um livro dá trabalho e se for uma série, por exemplo, a coisa pode demorar anos. Por isso, muitas vezes, aquele casal teve sua história planejada e criada por um longo tempo, de forma que na cabeça de quem escreve, já passou por tantas coisas que o amor que nasceu ali era simplesmente bem elaborado. Fora que muitos casais já são formados praticamente junto da criação da primeira ideia da história e esse relacionamento está tão claro na mente da pessoa, que ela nem se dá conta que talvez precisasse elaborar mais aquele relacionamento e na hora de passar para o papel… Bom, às vezes pode dar probleminha e o romance não ficar bem elaborado e acabar acontecendo de forma um pouquinho rápida demais.

Por fim, depois de tudo isso eu preciso lembrar um detalhe: se você não gosta de romance, não precisava chamá-lo de instalove só porque prefere livros sem esse detalhe (ou então temática). Criticar o romance porque não quer ler sobre, não vai fazê-lo desaparecer e nem piorar um livro por causa disso. É só dar uma pesquisada se tem romance e não ler ao invés de reclamar infinito. Simples assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s