Aleatoriedades

Por que eu decidi parar de deixar meus livros com a aparência perfeita?

Durante alguns meses, eu estive em luta comigo mesma e acabei finalmente vencendo da maneira que queria: marcar os meus livros, quebrar as espinhas deles e deixá-los parecendo usados. E como isso faz parte da minha vida literária, decidi dividir esses sentimentos nesse post/desabafo. Espero que goste. ❤

Mas por que você faz isso, Flavia?, você deve me perguntar morrendo de dor no coração ao ver não apenas o meu livro marcado, como também à caneta, com marca-texto e os paperbacks com as espinhas todas quebradas. A resposta na verdade é bem simples: personalidade.

Até literalmente pouquíssimo tempo atrás, eu percebi que apesar de perfeitos (e surtar com qualquer amassadinhos ou indício de que alguém havia tocado), faltava algo nos meus livros: personalidade. Não tinha nada neles que mostrasse que eles pertencem a alguém, pareciam recém saídos das lojas. Aliás, a maioria deles ainda parece, afinal, como eu falei ali em cima, foi algo que comecei a fazer agora, com excessão talvez de deixar os paperback com uma carinha mais de usados, isso eu já tenho feito há um tempo.

Por isso, decidi arriscar e depois de comprar os marca-textos que eu tanto queria (os de cor pastel), eu finalmente tomei coragem e fui em frente. Primeiro em um paperback, que é a edição que eu sempre ousei mais. Já faz um tempinho, eu comecei marcando trechos que me identificava primeiro a lápis neles, agora fui direto pro marca-texto. Depois, respirei fundo e comecei a fazer isso no hardback que estou lendo e foi uma das melhores sensações que tive, foi como se de certa forma eu me libertasse, se é que isso faz algum sentido.

Finalmente meus livros estão criando personalidade, estão com a carinha de quem pertence a alguém. Eu sei que se reler esses livros em pouco (ou muito) tempo, vou saber exatamente o que estava sentindo e pensando na época e quase como em um diário, só que no caso, pelas quotes marcadas em um livro. E quem sabe, num futuro, eu também não ouse em fazer anotações?

Livros com aparência de nunca terem sido tocados são lindos, mas agora para mim, não é o suficiente.

Eu quero é olhar para eles e pensar que eu deixei um pedacinho de mim a cada leitura. Afinal, elas fazem parte de mim, e a falta de personalidade nesses livros começou a me incomodar de certa forma que eu comecei a sentir que a minha personalidade foi um pouco apagada.

E vou confessar que isso é algo que mexe muito comigo. Porque já aconteceu, já assisti pessoa roubar minha personalidade e me apagar de forma assustadora e a sensação não foi nada legal, aquilo me destruiu bastante. Digamos que me causou um pouquinho de trauma e eu passei a ter essa necessidade de deixar minha marca em tudo que toco, inclusive meus livros.

Não estou falando que todo mundo deveria marcar e ousar deixar os livros mais com cara de usados, claro. Porque cada pessoa tem sua personalidade, cada pessoa tem sua maneira de pensar e de agir. Para mim, pessoalmente deixar os livros desse jeito deixa eles com o meu jeitinho, digamos. Mas se você quer que eles pareçam intocados, não tem problema algum e cada um deve fazer o que sente vontade! ❤

No entanto, se assim como eu, você tem vontadezinha de ousar mais com seus livros e deixá-los com “personalidade”, minha dica é literalmente baby steps. Comece marcando as quotes que mais se identifica com lápis bem fraquinho, daquelas que é praticamente impossível controlar o desejo de marcar, depois vá seguindo em frente conforme vai se sentindo à vontade para ousar mais. Se joga! ❤

Mas assim, ninguém além de mim pode tratar meus livros dessa maneira, haha. Só eu posso deixá-los com cara de usados e só eu posso marcar aquilo que acho que me identifico, gosto, ou me faz parar para pensar. Se um dia eu emprestar um livro para alguém e ele voltar com uma marquinha diferente sequer…eu não respondo por mim, haha.

4 comentários em “Por que eu decidi parar de deixar meus livros com a aparência perfeita?

  1. oii, flavia! eu adorei o post! também estou começando a deixar um pouquinho mais de mim nos livros. eu quero marcar eles assim como eles me marcam, de preferência em tons pasteis também kk
    beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s