
Vika Andreyeva consegue convocar a neve, transformar cinzas em ouro. Nikolai Karimov enxerga através das paredes e conjura pontes onde bem entender. Eles são feiticeiros – os únicos na Rússia – e com os ameaças do Império Otomano e dos cazaques, o Tsar precisa de um feiticeiro poderoso ao seu lado.
Como podemos explicar um livro que não sabemos se gostamos ou não?
The Crown’s Game tem um plot super promissor! Nikolai foi criado por uma mulher rica em São Petesburgo que o tirou da miséria para ser treinado com o intuito de disputar os jogos reais e ser o novo feiticeiro do Tsar. Já a Vika foi treinada por seu pai com o mesmo propósito, a única diferença é que ela não tinha a menor ideia da existência do Nikolai, enquanto ele sabia que enfrentaria outro feiticeiro desde criança.
Nikolai e Vika se conhecem no dia em que são convocados pelo Tsar para disputar os jogos, e é basicamente quando a história começa a ficar legal e ao mesmo tempo clichê. </3 Os dois precisam completar uma série de tarefas, desafiando um ao outro até que um deles seja morto ou tenha uma disputa final entre os dois… Que vai matar um deles de qualquer forma.
O primeiro problema encontrado em The Crown’s Game é o instalove. E eu nem estou falando dos personagens principais apenas… Tem mais um elemento, que gera o segundo problema do livro, o famoso Triângulo Amoroso, que não tem o menor sentido. Desde o começo o leitor já sabe dos sentimentos da Vika sobre os dois personagens envolvidos no triângulo, então rola aquela vergonha alheia ver o lado “perdedor” se esforçando, ficando com ciúmes e enfim… Tudo aquilo que nós já sabemos.
Outro fator que deixa a desejar no livro é o relacionamento do Nikolai com o Pasha Romanov, o seu melhor amigo e futuro Tsar da Rússia. Os dois vivem aquela amizade que a gente não sabe se eles são amigos de verdade ou por conveniência. Eles seriam o motivo para Taylor Swift escrever Bad Blood.
O jogo entre o Nikolai e a Vika é outro ponto fraco do livro, os dois nem tentam ganhar, é basicamente um passa ou repassa que perdura até os eventos levarem ao confronto final, um duelo que tem o fim mais absurdo de todos. Sendo bem sincera, o livro tem muito potencial, mas o que vende ele de forma incrível é o background russo e lógico, o Nikolai, porque a Vika é o que nós chamamos de personagem planta, ela só está ali porque… provavelmente ela será melhor trabalhada no segundo livro… Ou assim esperamos. Nunca explicamos notas aqui no TRS, mas essa precisa ser explicada! Esse “Muito Bom” é válido apenas pelo Nikolai, pelo personagem incrível que ele é e pela história dele. No desenrolar da trama a história dele é contada e nós ficamos surpresas com a possibilidade de ele ser alguém muito importante para a família real russa. Esperamos muito que a Evelyn Skye escolha dar mais atenção para o futuro dele e a importância que ele terá na história do país caso ele realmente seja quem nós pensamos que ele é. haha
Apesar de todos os furos da autora no desenvolvimento de The Crown’s Game, não podemos negar que o livro é interessante da sua própria maneira.
A família real tem um potencial incrível para ser explorado, especialmente a irmã mais velha do Pasha. O relacionamento entre ele e o Nikolai é algo que eu quero muito ver no segundo livro, caso isso seja possível. E não falamos isso pela amizade dos dois, mas por outros fatores que foram revelados ao longo do enredo.
A Vika também é uma personagem interessante, só precisa ser melhor desenvolvida, porque até então ela aparece apenas para opor o Nikolai e com certeza tem muito mais sobre ela que nós queremos ver.
The Crown’s Game tem muito gancho para o segundo livro, The Crown’s Fate, tornando ele em um livro super introdutório, apesar de ter alguma “ação” que determina o destino de todos os personagens, mas parece que ficou algo faltando, mesmo com todos os segredos revelados.
Se você chegou até aqui, leu tudo o que falamos e ainda tem interesse em ler The Crown’s Game, então saiba que esse livro é para você! haha
E caso você goste da cultura russa, sua história, especialmente dos Romanovs, é possível que The Crown’s Game seja uma boa opção para você também.
E claro, se o seu interesse por personagens masculinos chamados Nikolai for grande, então por favor, pegue esse livro agora para ler! haha ❤
Oi gostaria de saber se tem ele em português e se tem onde posso comprar pq já fui em varios sites e não achei
CurtirCurtir
Olá Leticia, infelizmente não sabemos se o livro foi traduzido ou se há planos de ser. O melhor lugar para procurar provavelmente seria o Skoob, lá geralmente as editoras já colocam as traduções!
CurtirCurtir