
Enfield, subúrbio de Londres. Na fria noite de 31 de agosto de 1977, a vida de uma família simples e comum mudaria para sempre. Pequenas batidas e sons inexplicáveis, móveis caindo sem nenhum motivo aparente, esse parecia um verdadeiro caso de poltergeist. Desde os primeiros dias, os pesquisadores de atividades psíquicas Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair — que viveu muitos anos no Brasil, pesquisou a vida do médium Chico Xavier e tem experiência e conhecimento profundos sobre a popularização do espiritismo e o sincretismo cultural do nosso país — acompanharam o caso e conseguiram documentar mais de seiscentas páginas de transcrição de fitas cassetes e registros em vídeo dos surpreendentes e assustadores eventos, aqui relatados exatamente como aconteceram.
Há anos, o caso Enfield é considerado um marco entre os episódios sobrenaturais mais bem documentados, chamando até hoje a atenção da mídia britânica e internacional, de diversos outros pesquisadores e, inclusive, de Ed e Lorraine Warren, além de ter inspirado os filmes Poltergeist e Invocação do Mal 2. Contudo, apenas com 1977 – Enfield é possível conhecer todos os detalhes do início ao fim deste caso que durou três anos — e com um final tão surpreendente quanto os das melhores histórias de terror.
Se você acompanha o blog, ou me segue nas redes-sociais, talvez tenha percebido que eu gosto um pouquinho de livros que falem sobre o sobrenatural e que curto muito ler o que o Ed e Lorraine Warren publicaram, hehe.
E sobre esse meu amor pelo oculto e de histórias (verdadeiras ou não, afinal não os leio para discutir veracidade e sim para me divertir), eu venho dividir o meu novo desejado do momento, 1977: Enfield, que vai ser lançado em breve pela Darkside!
Ele não foi escrito pelos Warren, apesar de ter o nome deles bem marcado no caso, especialmente depois que foi o tema do Invocação do Mal 2 (não tão bom quanto o primeiro, apela muito pra jump scare pro meu gosto). Na vida real, há bastante controvérsias com o envolvimento do casal, dizem que eles apareceram sem ser chamados e foram embora sem ajudar nada, só para coletar informações e ter o nome deles relacionado à história (e meio que conseguiram isso, né? haha). Mas de todo modo, o caso Enfield dizem ser um dos maiores já registrados de poltergeist.
Ou seja: verdade ou não, me dá aqui que eu quero ler! Haha
E você, gosta também de ler sobre esses assuntos? Acredita em alguma dessas coisas ou desconfia de tudo, como eu (apesar de consumir o assunto praticamente 24h/7, haha)? Conta pra mim nos comentários que vou ADORAR discutir o oculto, fantasmas etc haha!