Dica de livro · Nível de inglês Intermediário · Stephanie Garber

Resenha: Caraval, Stephanie Garber

caravalheader

SINOPSE

Não se esqueça, é apenas um jogo…

Scarlett Dragna mora em uma pequena ilha com sua irmã Tella e seu pai, mais conhecido por suas crueldades do que qualquer outra coisa. De casamento marcado com um marido que o pai lhe arranjou, Scarlett acredita que sua chance de participar de Caraval – performance que acontece uma vez por ano e bem longe de sua ilha – acabou. Mas este ano Scarlett finalmente recebe o seu tão esperado convite.

Com a ajuda de um marinheiro misterioso, Tella foge com sua irmã para Caraval, mas assim que elas chegam no local, a menina é sequestrada pelo idealizador do jogo, Legend. O que acontece é que esse ano o tema de Caraval é encontrar Tella e se tornar o vencedor!

OQUEEUACHEI

caraval_final20cover201

Quando Caraval foi anunciado e extremamente divulgado nas feiras literárias dos Estados Unidos no ano passado, confesso que não fiquei nem um pouco tentada por ele como metade dos leitores do mundo ficaram. E não, não é porque sou diferentona que isso aconteceu, mas porque sempre que pego livros com tema circense ele é chato, entediante e escrito daquela forma poética que a galera adora ler e eu detesto. Porém, com seu lançamento esse ano e muitas resenhas, resolvi dar uma chance e baixei a prova do livro na Amazon… se o primeiro capítulo me conquistasse eu compraria uma cópia. E ele conquistou.

tumblr_onfq0ceopy1qg94hko1_540

Diferente dos livros de circo chatos que já li durante a vida (ok, foram dois, mas mesmo assim), Caraval tem uma linguagem super simples e a história não tem rodeios, ela acontece em fases que são divididas de acordo com as pistas que a Scarlett (irmã de Tella) recebe do criador do jogo, Legend, para chegar até o prêmio final, encontrar a irmã.

A Scarlett sempre foi a irmã certinha e boazinha, que aceita tudo o que o pai ordena para que sua irmã não sofra as consequências. E assim, o pai delas é o capiroto de tão ruim. Mas quando a Scarlett recebe um convite para participar dos jogos desse ano as duas embarcam com Julian para a ilha onde os jogos acontecem, fugindo desse pai cruel.

Assim que a Tella desaparece o livro fica bem melhor, porque apesar de tudo o que acontece no fim, a irmã mais nova da Scarlett é um pé no saco. 🙂 Julian e Scarlett ficam juntos e começam a participar do jogo que tem como tema encontrar Tella para ganhar e realizar um desejo dos ganhadores. E é nesse momento que Caraval fica muito bom!

tumblr_nz43qbn9ud1rr4o07o1_5001

Scarlett e Julian são as pessoas mais diferentes que podem existir, mas ao mesmo tempo em que são diferentes, eles são perfeitos para trabalhar e desvendar as pistas de Legend. O problema é que tudo nesse jogo é uma mentira, é ensaiado… Inclusive as pessoas mais próximas da Scarlett, deixando tudo muito mais interessante, confesso. Durante o desenrolar da história o leitor fica totalmente cego sobre o mundo real e o falso criado para o jogo e como a leitura é feita pelo POV da Scarlett… Toda vez que ela é enganada, o leitor também é. Adorei esse jogo de pistas e o que é verdadeiro e não é em Caraval.

NOTA

SENSACIONAL

CONSIDERACOESFINAIS

Caraval me surpreendeu positivamente, especialmente por se tratar de um livro com temática circense + suspense + romance. A combinação deu muito certo.

A personagem principal, Scarlett, cresce bastante ao longo do livro, perdendo um pouco o medo de ir contra o que é certo, já que não precisa proteger mais a irmã. O que me deixou revoltada mesmo foi o final, fazendo com que todo o crescimento da personagem fosse posto de lado, de certa forma. Pelo menos foi o que eu achei, talvez os outros leitores tenham uma percepção diferente. Espero que no segundo volume algumas atitudes das personagens sejam repensadas pela autora.

tumblr_m36vctrqwy1qm6oc3o1_500

Julian, apesar de não ser o personagem principal, ele é uma das melhores partes do livro haha A parceria dele e da Scarlett é muito divertida, os dois só brigam e discordam, o que deixa tudo muito engraçado e tenso.

O final, como comentei ali em cima, foi o que menos gostei, depois de todas as revelações fiquei com raiva de alguns personagens, mas isso não diminuiu o quanto gostei do livro como um todo haha Especialmente do Julian, porque não sei se ficou claro, mas eu gostei muito dele.

RECOMENDO

Se você gosta de YA com suspense, romance e uma pegada circense, com certeza vai achar Caraval divertido! E sério, o final é de acabar com o leitor haha

tumblr_inline_on74tqidvl1tkgsky_500

ASSINATURARENATA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s