Caroline Leech · Dica de livro · Resenha

Resenha: Wait for Me, Caroline Leech

waitformehead

SINOPSE

30037877

O ano é 1945 e a vida de Lorna Anderson junto de seu pai em uma fazenda na Escócia consiste em tarefas infinitas, racionar comida, tricotar cachecóis para a Cruz Vermelha e rezar para que os Aliados vençam a guerra. Quando Paul Vogel, um prisioneiro de guerra alemão, é nomeado para ajudar na fazenda, Lorna fica perplexa. Como ela vai trabalhar junto com o inimigo quando seus irmãos estão arriscando suas vidas pelo país?

Skoob |  Goodreads

OQUEEUACHEIJá tem tanto tempo que não faço resenha aqui no blog que nem sei se ainda sei escrever uma, mas Wait for Me mereceu a minha volta. ❤

Se tem um evento histórico que tenho curiosidade e gosto de saber sempre mais é a Segunda Guerra Mundial. Esse meu interesse começou no Ensino Médio e está comigo até hoje, ou seja, o lançamento de um romance YA que se passa nesse período, em 1945, no final da guerra para ser mais exata, foi um presente dos deuses!

tumblr_ohcywxrfhu1v2gt8oo1_540

Lorna tem 17 anos e vive no interior da Escócia com seu pai, ajudando nas tarefas da fazenda sempre que pode. Como seus irmãos – John Jo e Sandy – foram convocados para a guerra, não tem ninguém para fazer o trabalho pesado e é aí que a história começa. Paul Vogel é um soldado alemão que foi capturado pelos Aliados e levado para a família de Lorna como ajudante na fazenda e sua primeira reação é de confusão ou melhor dizendo, de revolta.

Caroline Leech trabalha tão bem a questão do preconceito dos personagens com o Paul, já que não é apenas Lorna que tem uma visão distorcida sobre ele, que nos faz questionar muito do que acontece atualmente. Os diálogos entre os dois explora, durante todo o livro, a questão de todo cidadão da Alemanha ser um nazista e de quem é a culpa pela guerra e as convocações dos irmãos, amigos etc para lutar na Europa.

tumblr_ohmu7tzjpy1r98xw9o4_500

O comportamento da Lorna com relação aos outros personagens é incrível, porque apesar de ser 1945, ela é super independente e tem uma opinião bem forte sobre certas questões, como possessividade do namorado da melhor amiga, Iris. O próprio relacionamento das duas é bacana, apesar de algumas farpas no caminho. Ela protege as amigas e a amizade entre elas é o máximo! Fico tão contente quando as mulheres são amigas de fato. ❤

Ok, agora sobre o relacionamento da Lorna com o Paul maravilhoso Vogel.

tumblr_ofkf1fpcqo1themldo1_540

Apesar da curiosidade da personagem desde a chegada do Paul, a amizade entre os dois caminha de forma lenta, já que ela tem todas essas questões mal resolvidas dentro dela, em especial com a visita de seu irmão John Jo. Porém, os dois começam a se conhecer melhor e Lorna consegue entender a posição do Paul na guerra e até mesmo na vida. Apesar de algumas discussões pelo caminho, o relacionamento acontece de forma super natural, fazendo com que o leitor quase tenha uma cirurgia de emergência no miocárdio com o final haha Ou seja, você se pega torcendo pelos dois do começo ao fim! Aliás, por todos os personagens ali, menos pelo John Jo porque ele é muito macho man para o meu gosto.

tumblr_njkm3qwupa1rsxukuo1_500

NOTA

COISALINDACONSIDERACOESFINAISWait for Me foi uma surpresa maravilhosa e se eu pudesse apagar ele da minha memória só para ler de novo e amar tudo outra vez eu faria isso. Sim, esse nível de amor pelo livro.

Os personagens são incríveis, desde o pai da Lorna até a sua professora da escola. As questões sobre preconceito, aceitação e convivência abordados no enredo são maravilhosos e como disse anteriormente, muito atuais, em especial com tudo o que está acontecendo em relação a imigrantes e religião.

tumblr_n6g50ry80i1tqvq6co1_500

Os relacionamentos são bem construídos e costurados entre todos os personagens e apesar de o foco do livro ser o romance de um soldado alemão e uma menina do interior da Escócia, existe toda uma estrutura na história que consegue mostrar muito mais do que isso.

É um romance que vale muito a pena ler, especialmente se você gosta da Segunda Guerra. ❤RECOMENDOSe você gosta de um romance que acontece de forma natural, discussões interessantes sobre preconceito, personagens femininas fortes e Segunda Guerra, então esse livro vai te fazer muito feliz. ❤

tumblr_ogyb52iano1rszoo3o5_r1_540

ASSINATURARENATA

Um comentário em “Resenha: Wait for Me, Caroline Leech

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s