E.K. Johnston · Nível de inglês Básico · Resenha

Resenha: Exit, Pursued by a Bear, E.K. Johnston

unnamed

SINOPSEHermione Winters é capitã do seu time de líderes de torcida e no pequeno Palermo Heights, isso não significa o que você pensa que significa. No PHHS, líderes de torcida não torcem pelos times de esportes, eles são o time de esportes: o orgulho e alegria de uma cidadezinha. Nesse verão é a última vez que Hermione vai para o acampamento de líderes de torcida e ele marca o início do fim de…de algo que ela não sabe o que é exatamente. O que Hermione sabe é que essa temporada pode transforma-la numa lenda. Mas durante o acampamento alguém coloca algo na sua bebida e então, tudo fica preto.

Em todas as turmas, há uma líder de torcida que é a estrela e a garota grávida que é um párea. Elas não deveriam ser a mesma pessoa nunca. Hermione luta para conseguir o controle que elas sempre possuiu enfrenta a dolorosa decisão de como seguir em frente. O ataque não foi o começo da história de Hermione Winters e ela não vai deixar que torne-se o final. Ela também não servirá de exemplo para outras garotas tomarem cuidado.

Skoob | Goodreads

OQUEEUACHEI

Exit, Pursued by a Bear foi um livro que mexeu comigo em diversos aspectos. Não apenas pelo fato da Hermione (e caso esteja se questionando, o nome dela é sim por causa da nossa bruxa favorita de todos os tempos) ter sido drogada estuprada e nós acompanhamos todo o caminho que esse acontecimento resultou, mas sim também porque o livro tem uma visão extremamente…positiva da coisa em si, se é que posso chamar assim.

Deixe-me explicar. O que acontece com Hermione depois dela passar pelo trauma é exatamente aquilo que deveria acontecer com toda e qualquer menina que passa pelo que a narradora do livro passou e que é exatamente o oposto do que costuma acontecer na vida real. Nesse ponto, eu fiquei um tanto revoltada com a história por algum tempo e meus pensamentos oscilavam em: “ok, o livro passa uma mensagem positiva, mas por outro lado, como ele pode fazê-lo com tanta menina que sofre porque as pessoas a apontam como a culpada de ter sido drogada e estuprada?” e “é certo pegar algo que não é real para a maioria das meninas que passam por isso e transformar em algo tão positivo? É justo com elas?”

Foi então que percebi, que exatamente esse pensamento é o que faz com que Exit, Pursued by a Bear seja tão bom. Porque ele vai fazer o leitor questionar a vida real e pode ajudar a ver como a gente pode agir de forma lixo por aqui. Por que é tão revoltante que um livro mostre uma versão “positiva” e “utópica” de um acontecimento? Justamente esse fato é o que leva a pessoa a pensar em tudo que acontece e quem sabe também, a agir de uma forma melhor para com o próximo.

A Hermione tem o apoio não só dos seus pais, como também de sua treinadora, time e acima de tudo, da melhor-amiga Polly, que é basicamente aquela melhor-amiga que todo mundo queria ter e uma personagem que faz a gente querer que tenha seu próprio livro (estou torcendo para que isso aconteça porque ela também teria muita coisa legal para ser abordada). Mas apesar, de todo o apoio maravilhoso, ela passa por situações de levar a culpa pelo que lhe aconteceu e o tempo todo as pessoas a tratam de forma que ela simplesmente detesta, além de mal conseguirem olhar para ela — afinal, ela poderia ter sido qualquer uma daquelas pessoas ou as filhas delas.

Toda essa visão de terceiros em relação ao que aconteceu com a Hermione, é o que muitas meninas recebem das pessoas mais próximas depois de algo tão terrível assim ter acontecido com elas, mais uma vez, o livro aponta isso de forma bem discreta. Mas aqueles que realmente importam para menina são os que a apoiam completamente, tirando algumas decepções, que são superadas de forma bem rápida.

Hermione tem um longo caminho pela frente e por isso, Exit, Pursued by a Bear é separado em partes. A primeira delas apresentando a personagem e sua vida antes do acontecimento, seguida pelo “depois” do que lhe aconteceu. E uma das coisas mais interessantes é a discussão interna de Hermione: ela não quer ser a vítima, não quer ter medo do sexo oposto e acima de tudo, não quer que os outros a culpem, porque a culpa não foi dela e sim da pessoa que escolheu drogá-la e o fato dela não conseguir pensar e agir como vítima porque simplesmente não lembra de nada. Para ela, é como se tudo tivesse acontecido com outra pessoa, tirando alguns momentos que as lembranças, por causa de alguns gatilhos, voltam.

Então, para nós leitores, também há um pouco de suspense, porque o livro é narrado no pov da Hermione e como ela, não sabemos tudo que aconteceu naquela noite, depois dela ter sido drogada.

NOTASENSACIONAL

CONSIDERACOESFINAISExit, Pursued by a Bear é um livro que te faz passar por um misto de sentimentos. Por um lado, eu senti muita frustração em como Hermione recebeu tanto apoio quando não é assim na vida real, o que me fez ficar realmente revoltada e por um tempo, pensar que a nota desse livro seria super baixa exatamente por esse motivo. De certa forma, eu senti que essa história banalizava um pouco o que diversas meninas passam.

Mas depois comecei a enxergar a história por outro lado e ver que talvez, ele não tenha sido escrito para outras vítimas exatamente e sim, para todos aqueles que a cercam. O livro realmente cutuca em fazer pensar no quanto vítimas de estupro sofrem porque normalmente, são poucas as pessoas que lhe estendem as mãos e ao invés de mostrar como uma pessoa sofre ao ser estuprada, Exit, Pursued by a Bear mostra justamente o contrário, alguém recebendo todo carinho e apoio das pessoas próximas e o resultado é que o leitor não questione a história fictícia e sim o mundo real. E isso é realmente incrível!

RECOMENDOExit, Pursued by a Bear é o tipo de leitura que eu recomendo para todo mundo ler, porque ele faz a gente pensar em algo que é muito errado com a nossa sociedade, não chocando o leitor e mostrando tudo aquilo que tem de ruim de forma literal. Ele faz o caminho contrário, nos faz questionar algo vendo como ele deveria ser na realidade. Então leiam, leiam que além de toda essa questão, o livro é bem bom e a Hermione é sensacional.

ASSINATURAFLAVIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s