Aleatoriedades

Estória ou história?

Por esse mundo de resenhas literárias da internet e passeando em outros blogs, é super comum se deparar com a palavra “estória” para falar sobre o enredo de algum livro.

Mesmo sabendo o significado dela desde os tempos da escola, nunca fui muito fã, assim como nunca utilizei e a única vez que tentei, simplesmente não soou certo vindo de mim. Sério eu simplesmente não consigo fazer esse uso, sempre acho que estou sendo meio pomposa quando prefiro ser descontraída na hora de escrever algum post pro blog, por exemplo. Se é que isso faz algum sentido, haha. 

Mas há um tempo atrás resolvi procurar um pouquinho sobre cada uma das grafias. É que bateu um pouco de preocupação em pensar que eu poderia ter esquecido (já saí da escola faz um bom tempo, essas coisas acontecem haha) que o uso correto era “estória” e  eu estivesse escrevendo super errado sempre que colocava “história” em algum post.

Por isso, resolvi pesquisar sobre o assunto na internet, para não fazer tão feio assim na hora de escrever minhas resenhas e assim que sanei minha dúvida, segui em frente e nunca mais pensei no assunto…até essa semana.

Como a gente tem discutido assuntos aleatórios aqui no TRS, achei que seria legal fazer um post juntando as coisas que encontrei e as dúvidas tiradas com alguns professores da faculdade.

Resumindo, discutir um assunto semi-polêmico com vocês, afinal, a palavra “estória” é muito utilizada, existe (ou existiu, se é que posso dizer isso), mas ainda assim não é a mais socialmente aceita e considerada, de certa forma, “menos correta” por diversos estudiosos da língua.

O porquê disso?

Vou começar explicando a origem da palavra a qual começou a ser utilizada em 1919 por João Ribeiro, escritor e gramático brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras para designar folclore, narrativa popular e contos. Mais ou menos como acontece na língua inglesa (story x history), que é um dos motivos que muita gente utiliza e até dela ter sido criada.

No entanto, em 1943 quando surgiu um novo sistema gráfico, a distinção gráfica entre história e estória foi eliminada e o uso da palavra com h passou a ser utilizada tanto para ficção, quanto para realidade.

Só que nem tudo é simples em relação a essas palavras, já que dicionários como o VOLP aceitam as duas grafias, quanto outros, como o Aurélio, são a favor do uso apenas da com h. Para ajudar, Guimarães Rosa, em seu livro Primeiras Estórias de 1962 fez a escolha nada sutil do uso da palavra grafada com e — o que voltou a “popularizar” essa forma escrita.

Mas por não ser aceita de forma unânime na Academia Brasileira de Letras, assim como também ser apenas usada apenas na linguagem coloquial e não na culta (o que é curioso porque estória não dá uma impressão de algo mais culto, que estamos escrevendo “mais bonito”?), a grafia com a letra h no início é a verdadeira recomendada por gramáticos para ambos os casos, ficção ou não.

História x história

Há também a dúvida no sentido de utilizar a letra maiúscula para designar aos acontecimentos do passado ou à matéria escolar e a minúscula para falar sobre conto, narração.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico (2009), as iniciais maiúsculas para falar sobre cursos, disciplinas etc são opcionais. Já para falar de ficção, deve-se utilizar sempre a letra inicial minúscula.

E aí, vocês são team estória ou história? Sabiam de tudo isso sobre cada uma das palavras? Conta pra mim nos comentários se gostaram do post ou qual maneira preferem usar e por quê? Vou adorar saber a opinião de vocês! ❤

ASSINATURAFLAVIA

Um comentário em “Estória ou história?

  1. Muito legal seu post. Também fiquei em dúvida depois de ler algumas resenhas. Agora ficou esclarecido. P.S. Vou deixar minha opinião. Não usa esses gifs no post, acaba atrapalhando muito na hora de ler. Sucesso na vida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s