
No mundo literário (e na cultura pop no geral) temos contato com diversas variações de histórias relacionadas a um mesmo universo. Spin-offs, prequels etc.
Mas afinal, o que são exatamente esses termos? Eles existem em português?
Não sei vocês, mas eu já fiquei bastante confusa com eles e já precisei de um pouco de pesquisa para entendê-los bem e até hoje de vez em quando rola uma confusão entre algumas características de cada um.
Por isso, pensei em fazer um pequeno resumo sobre o significado de cada um deles e ajudar quem, assim como eu, às vezes se embanana com eles! Espero que gostem!
Spin-off
É uma derivação, ou seja, surge de algo que já existe — inclusive, o termo é usado em diversas áreas tais quais a tecnológica e empresarial.
No caso literário ou da cultura pop, um spin-off é quando um personagem ganha sua própria história ou quando um universo é ampliado e pode ou não ser uma sequência, como também pode ocorrer em uma outra linha temporal. Ou seja, pode se passar antes, durante ou depois da coisa original.
Exemplos de spin-offs são Animais Fantásticos e Onde Habitam e os livros da Cassandra Clare: The Dark Artifices é um spin-off de The Mortal Instruments e os contos do Magnus também pode ser considerado tanto de TMI como TID.
Lembrando que existem novellas, que são bem parecidas com spin-offs, mas que não são a mesma coisa!
Prequel
Relata acontecimentos que ocorreram antes da obra “original” e pode falar dos personagens mais novos ou então uma (ou mais) geração anterior à que conhecemos. Prequel pode ser encontrado em alguns lugares traduzidos para “prequela”, mas não é a tradução oficial do termo.
Como seus livros focam em um grande universo, ninguém melhor para ilustrar essas expressões do que a Cassandra Clare e vou usá-la como exemplo nesse post, hehe. O TID é um prequel de TMI e alguns dos contos de Shadowhunter Academy são prequels de TMI e de outras séries que vão surgir ainda.
Companion
Um companion é basicamente uma sequência, mas não é focado nos personagens que já foram apresentados anteriormente e livros companions podem ser lidos separados, por exemplo. Ele também não é um spin-off porque muitas vezes são personagens completamente novos que aparecem nele ou que não têm um foco muito grande no original e suas histórias são independentes.
Um exemplo são os livros da Stephanie Perkins ou os da Morgan Matson e Kody Keplinger.
Crossover
Quando dois mundos diferentes interagem, ou seja, quando personagens de diferentes universos acabam se encontrando. No caso, o crossover é mais comum em histórias e quadrinhos, séries de tv ou desenhos animados.
Espero ter ajudado! ❤
Ótima explicação. 😉
CurtirCurtir
Ameeei a explicação!! Estava perdida em outros sites 😁
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Luisa! Ai, que legal! Eu fico muito feliz em saber que o post te ajudou e você gostou da explicação! Muito obrigada pelo comentário! ❤
CurtirCurtir