Aleatoriedades

6 dicas para superar a ressaca literária

Uma das piores coisas pra quem gosta de ler é a temida ressaca literária, aquele momento em que a gente simplesmente não consegue ler nada ou sentir vontade de ler porque simplesmente não conseguiu sair ainda do universo de um livro recém-terminado (obs: aqui no TRS a gente usa o termo ressaca literária um pouco mais específico como é no inglês, “book hangover”, se quiser saber mais sobre a expressão e a diferença entre ela e o “reading slump”, dá uma olhadinha no post sobre expressões literárias que fizemos no Psycho Reader clicando aqui. Lá também tem um post com algumas dicas sobre a ressaca, o que faria desse aqui uma espécie de parte dois, ou para “casos mais graves”, haha 😀 )

Para ilustrar bem essa fase negra da vida de um leitor, o Epic Reads criou um vídeo que mostra bem como é viver depois do fim de um livro maravilhoso, que leva um grande pedaço da gente quando chegamos na última página, além de muitas vezes a vontade de ler também.

Por ser justamente o que estou sofrendo passando nesse momento — acabei de concluir a leitura de A Court of Mist and Fury, a continuação de A Court of Thorn and Roses (A Corte de Espinho e Rosas, em português) da Sarah J. Maas (aguardem resenha! hehe) e não sei o que fazer com a minha vida e como vou conseguir suportar a espera de praticamente 11 meses até o lançamento da conclusão dessa trilogia #dramaqueen — decidi procurar na internet algumas coisas que podem ajudar a gente a superar a ressaca e dividir com vocês o que achei de mais interessante e que possa funcionar!

As dicas foram retiradas desse fórum do Reddit, o qual está repleto de outras tantas, além de muitas discussões bem legais de acompanhar. Então se quiser mais opções, é só dar uma olhada por lá! 😉

Fale sobre o que leu

Ao que parece, desabafar sobre o livro recém terminado, ajuda um pouco a tirar aquela história do organismo. Seja uma conversa com retorno ou expressar seus sentimentos nas redes-sociais — com direito a muitas gifs — ou com resenhas.

Leia mais de um livro ao mesmo tempo

Para quem consegue, talvez a leitura de duas coisas diferentes possa ajudar. Especialmente se tiver rolando um interesse entre os dois livros, desse jeito, você já está engajadx em uma história diferente e não precisa passar pela fase de procurar encontrar algo perfeito para aquele momento.

Faça a releitura

Ou outro do mesmo autor ou algum parecido porque já está no clima — nota/desabafo: isso infelizmente não funciona para mim, eu preciso mudar de gênero, senão vou comparar os dois livros para sempre e ficar com mais saudade do que me deixou de ressaca! — ou então, suas passagens favoritas para viver mais uma vez o que te fez amar tanto e quem sabe assim, tirar o sofrimento do organismo, haha.

Leia fanfics

Pode não ser algo oficial do autor que escreveu o livro, mas uma boa fanfic sempre nos transporta de novo para o universo que não queremos abandonar ainda e com isso, talvez doa menos dizer adeus — por um tempo, ou para sempre, quando chegou ao fim de verdade. Escrever também pode ajudar, se você gosta de fazê-lo!

Contos, poesia e quadrinhos

A quebra do “livro tradicional” pode ajudar a dar uma aliviada na ressaca, livros de não ficção também podem ajudar. Sabe aquela biografia que você está com vontade de ler e nunca encontra o momento certo? Então, pode ser que ele tenha chegado.

Dê um tempo ao tempo

Vá para a Netflix e assista milhares de filmes ou devore uma (ou algumas) temporada(s) de uma série até sentir-se preparado ou com vontade de ler algo novo.

Essas foram algumas dicas para superar a falta de um livro maravilhoso recém-terminado! Espero que elas ajudem um pouco quem, assim como eu, está passando por essa fase complicada, haha.

No meu caso, escolhi dar um tempo para minha cabeça e ontem não li nada depois de terminar o ACOMAF, discuti o livro com a Renata por algumas horas e hoje vou começar o Summer Days and Summer Nights, o livro de contos no mesmo esquema de My True Love Gave to Me (O Presente do Meu Grande Amor, em português) editado pela Stephanie Perkins e ver como as coisas saem! Me desejem sorte! ❤ Haha

ASSINATURAFLAVIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s