Aleatoriedades · Textos pessoais

Você não acha que está muito velha para ler esse livro?

A resposta para essa pergunta, independente do que você estiver lendo, é não!

Não, não estou muito velha para ler literatura infantil! Não, não estou muito velha para ler YA! E não, eu definitivamente não estou velha para ler o que eu gosto de ler.

tumblr_o7uwpfnapa1qgwefso1_500

Depois daquele acontecimento na BEA, explicado pela Flavia (clique aqui para ler), vários preconceitos começaram a ser discutidos entre os leitores, e o que mais me deixou revoltada é o tal “você não está muito velhx para… ?”.

Essa pergunta é a que mais me persegue, tanto com conhecidos quanto em família, e é a única que me dá vontade de bater na pessoa com A Ordem da Fênix. Porque NINGUÉM tem que dar opinião sobre algo que não lhe diz respeito.

tumblr_o77jfbgu7d1qzyoxwo1_540

Lembro quando 50 Tons de Cinza ficou popular, o que eu mais lia pela blogosfera era leitor julgando leitor por seu gosto literário, dizendo que literatura erótica não é literatura, ou indicando livros mais antigos no mesmo segmento para a galera ler A Literatura Erótica de Verdade. Porque se não for A Literatura X de Verdade, não é bom. O mesmo aconteceu com Crepúsculo e os vampiros da saga.

A questão aqui não é dizer que livro X é melhor que livro Y, e sim desrespeitar o gosto alheio. Esse assunto engloba tantas outras coisas que é até difícil escrever sobre, mas a questão é: se eu tenho 25 anos e estou lendo YA, é porque eu quero, é porque eu gosto, é porque me faz bem, e se você tem uma opinião diferente o problema é todo seu. Especialmente porque eu não pedi por ela, eu não cheguei na sua frente perguntando o que você achava, e quando você não é requisitado para dar opinião, fique com ela para você.

tumblr_o67p4brxej1v4qbano2_500

Ninguém quer saber se você acha Como Treinar o Seu Dragão um livro muito infantil para alguém de determinada idade. Ninguém quer saber se você acha Ernest Hemingway o melhor autor do mundo, e por isso ele desqualifica qualquer outro autor no universo. Ninguém quer saber a sua opinião, de verdade. Seja menos egocêntrico e pare de pensar que é um melhor leitor, que leu os melhores livros, só porque outra pessoa está lendo Harry Potter por perto. Literatura é literatura, e o meu gosto é o meu gosto, aprenda a respeitar.

tumblr_o6op55wz5p1r8ux4io1_500

Eu leio YA porque, no momento, é o que me faz feliz, independente de ser um YA fantasia, contemporâneo, distopia, não importa, eu leio porque me faz bem, faz do meu dia cansativo um momento de lazer, de descanso, é o momento de me envolver com algo que não faz parte da minha realidade. A literatura está ao nosso alcance para nos fazer sentir, da mesma forma que o cinema, a música, a arte, mas cada um sente de determinada forma, e cada um escolhe com o que vai sentir. Então se você não tiver algo bom para me dizer, não precisa me dizer nada, a sua opinião é sua, e eu não pedi para saber.

Vamos julgar menos o que faz o outro feliz, e nos concentrar mais no que nos faz feliz.

Foto da capa retirada do site Why To Read.

tumblr_o7hekkOiGn1qb0j8no1_540
Imagem retirada do Tumblr

ASSINATURARENATA

2 comentários em “Você não acha que está muito velha para ler esse livro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s