Dica de livro · Nível de inglês Intermediário

Para os fãs de Sherlock Holmes: A Study in Charlotte, Britanny Cavallaro

23272028

A última coisa de Jamie Watson quer é uma bolsa de estudos de rugby na Sherringford, uma escola preparatória de Connecticut a apenas uma hora da casa de seu pai ausente. Mas esse não é o único problema: Sherringford também é o local onde Charlotte Holmes estuda, a ta-ta-ta-tara-neta do famoso detetive, que não apenas herdou a genialidade de Sherlock, como também seu temperamento volátil. Com tudo que Jamie ouviu sobre Charlotte, parece que é mais seguro admira-la de longe.

Desde o primeiro segundo que se conhecem, há uma energia tensa entre os dois e parece que ambos estão mais destinados a serem rivais do que qualquer outra coisa. Quando um estudante de Sherringford morre sob circunstâncias suspeitas, de uma forma que parece ter saído direto de uma das histórias mais assustadoras de Sherlock Holmes, Jamie não consegue mais ficar afastado. Ele e Charlotte foram enquadrados por assassinato e apenas ela pode limpar seus nomes. Mas com o perigo aumentando e com nenhum lugar seguro, as únicas pessoas em que podem confiar são eles mesmos.

Skoob | Goodreads

A Study in Charlotte é o primeiro volume da trilogia Charlotte Holmes que com certeza pode empolgar os fãs de Sherlock Holmes, assim como me empolgou bastante! Afinal, o livro acontece no mesmo universo, mas com um toque que todo leitor de YA — e até mesmo quem curte o detetive mais famoso de todos os tempos — que só deixa tudo mais legal. Esse livro com certeza é um dos que mais estou empolgadas para ler da minha lista (infinita) de leituras pendentes!

Também queria dizer que já estou num caso de sério de ship nos personagens principais, porque né, não vou negar que adoro um bom romance (e confesso que meio que shippo os personagens do sir Conan Doyle #sorrynotsorry #johnlock)!

Como não podia deixar de acontecer, o livro está recheado de referências à obra clássica e como a internet é um lugar maravilhoso, a Britanny Cavallaro fez um pequeno guia para os fãs com os easter eggs colocados no livro!  Eu traduzi (e adaptei alguns deles) para vocês — ela não deu a lista completa e deixou espaço para gente encontrar os outros, então se lerem e descobrirem mais coisas, não deixem de falar com ela pelo twitter (@skippingstones), porque ela já afirmou que quer saber dos leitores! A fonte de publicação do guia é o Epic Reads!

  • O laboratório de Ciências de Jamie e Charlotte é o 442, é uma jogada com o 221B da Baker Street. Cavallaro escolheu dobrar os números porque Dorothy Sayers já os tinha dividido em seus livros de detetive do Lord Peter Wimsey (ele vive no 110A Piccadilly).
  • Quando o colega de quarto de Jamie descobre que ele é um Watson (sim, aquele Watson), ele tem uma fala que a maioria das pessoas acham que é das histórias de Holmes, mas na realidade é da invenção do telefone de Alexander Graham Bell: “Watson, come here, I want you!”.
  • Quando você chegar em uma certa lista de “care & keeping” do livro, procure por referências ao A Study in Scarlet (Um Estudo em Vermelho, primeiro conto do Sherlock Holmes).
  • O nome completo de Jamie Watson vem de um erro de Doyle — coisa que ele fazia muito, mas que nunca diminuíram o amor pelas histórias): Em The Man With the Twisted Lip (O Homem da Boca Torta), a esposa de Watson o chama de James — e durante um século, os fãs tentam entender como esse é um apelido para John —, por isso Cavallaro pegou o nome/apelido emprestado e chamou seu Watson assim.
  • Falando em erros, algumas das coisas favoritas da autora nas histórias de Sherlock Holmes são os erros de ortografia de Doyle — em The Empty House (A Casa Vazia), ele se refere a Dalai Lama como “head Llama” (cabeça de lhama, em tradução livre). Como A Study in Charlotte segue os passos de sir Doyle, Cavallaro escolheu partir do princípio de que os erros estariam corretos (com exceção a chamar Dalai Lama de Lhama, por isso ele provavelmente não vai aparecer nos livros da trilogia). Por exemplo: em um momento do livro, Jamie repara em um livro durante a aula de Ciências 442 chamado Baritsu and You, que é (a) uma forma “cavalheiresca” inglesa de auto-defesa; (b) na realidade se escreve “bartitsu” — para saber mais sobre o que é isso, dá uma olhada na Wikipedia e reparem na foto com um monte de homens com bigodes pomposos.
  • E finalmente, Jamie Watson joga rugby porque o jovem Dr Watson também o fazia (jogando para o Blackheath).

Quer mais? Dá uma olhada no book trailer que foi feito para o livro, que pra ser sincera, me deixou ainda mais empolgada pra ler!

Acho que preciso de mais dois cérebros, um par de olhos e tempo infinito pra poder ler tudo que quero logo e ao mesmo tempo! Socorro!

E aí, alguém também ficou bem empolgado para ler A Study in Charlotte? O livro foi lançado recentemente em inglês e não há referências se poderia ser traduzido — o pouco que li para ter uma ideia, acredito que ele esteja no nível intermediário da nossa escala de dificuldade aqui do blog! 😀

ASSINATURAFLAVIA

2 comentários em “Para os fãs de Sherlock Holmes: A Study in Charlotte, Britanny Cavallaro

  1. Eu adoro as histórias do Sherlock Holmes, ele tem uma maneira única de desvendar os crimes e um humor inigualável! Sou super fã das séries, filmes e é claro, dos livros. Fiquei super empolgada com “A Study in Charlotte”, espero que seja lançado no Brasil.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s