Rick Riordan · Textos pessoais

Tio Rick (Riordan), um desabafo

Sabe aquele momento em que a gente começa a ter algum (ok, talvez vários) problema(s) com um autor que gosta muito? Então, é nessa fase que me encontro em relação ao Tio Rick e isso tem me deixado muito frustrada, o que resultou na decisão de dividir meus sentimentos com vocês aqui. Rick Riordan, conhecido pelo fandom como “tio” foi quem escreveu a série Percy Jackson.

PJO é uma das séries que eu mais gosto. Kane’s Chronicles (As Crônicas dos Kane), apesar de ter momentos bem chatos, também tem um lugarzinho especial pra mim — motivo principal: os deuses da mitologia egípcia ❤ —, mas então fui ler The Heroes of Olympus (Os Heróis do Olimpo).  Os dois primeiros livros até que consegui terminar relativamente rápido e curtir, mas a coisa complicou em The Mark of Athena (A Marca de Atena)…acho que demorei mais ou menos oito meses pra conseguir finalmente terminar de ler, porque sempre que eu pegava, abandonava pouco tempo depois. Todo mundo me dizia que melhorava no próximo volume da série, The House of Hades (A Casa de Hades), mas não passei  nem do terceiro capítulo — mesmo sabendo de alguns spoilers que envolviam um dos meus personagens favoritos. Nem isso me motivou a continuar.

Foi aí que pensei, com tristeza, que talvez  já tivesse passado da fase dos livros do Tio Rick, já que eles pesam muito mais para o Middle Grade do que para o YA (acho que diversas pessoas que propagam o preconceito literário diriam que eu, com 25 anos, estaria velha demais até para o YA, imagina para o MG? lol).  Esse fato já até tinha sido aceito por mim, até o lançamento de Magnus Chase and the Gods of Asgard (Magnus Chase e os Deuses de Asgard), que eu acabei comprando mais por causa da origem do nome do Magnus (sim, é por causa do alto feiticeiro do Brooklyn, Magnus Bane, da Cassandra Clare), pelo fato de ser sobre mitologia nórdica e pela minha enorme curiosidade em relação ao livro do que outra coisa. Por isso, quando comecei a ler, realmente esperava repetir a história toda e não conseguir terminar…

Mas claro, que aconteceu justamente o oposto. Simplesmente devorei o livro, me controlei mil para não acabar logo e dava altas risadas constrangedoras em público enquanto lia. E o motivo que me levou a realmente gostar foi justamente o mesmo que muita gente desgostou e as justificativas das (várias) resenhas negativas sobre ele que li por aí: Magnus é muito parecido com o Percy como narrador e realmente, parecia que estava lendo o Percy em um cenário diferente. Nada é mentira ou exagero de haters. Isso é o que faz tudo ficar mais bizarro: gostei muito desse livro, mas o motivo disso ter acontecido foi o mesmo que eu (e muitas outras pessoas também) achei negativo. Isso faz algum sentido?

De qualquer modo, apesar dos pontos negativos de The Sword of Summer (A Espada do Verão), eu realmente fiquei super animada para o lançamento de The Trials of Apollo (As Provações de Apolo) e assim que o livro chegou em casa, já o peguei toda empolgada para ler. E qual foi minha surpresa? Simplesmente não me prendeu e todo o sentimento que tive com The Heroes of Olympus voltou. Até que o começo eu li rápido, em algumas horas, passei da página 100, mas simplesmente nada ali me prendia realmente. E quanto mais eu forcei o livro, mais me pegava desejando que ele acabasse logo para poder partir para outra e depois que coloquei o livro de lado por um tempo, simplesmente não tive a menor vontade de pegar de novo para ler e as poucas vezes que o fiz, lia algumas linhas e já rolava aquele desespero de “isso vai demorar muito para acabar?”, qualquer coisinha já distraia e parecia mais interessante do que a história que eu tinha em mãos.

E tudo isso foi o que me levou a parar aqui, escrevendo esse post. Eu precisava desabafar sobre o que está acontecendo comigo com os livros do Tio Rick. Primeiro, tirando Percy Jackson, eu gosto das séries dele que a maioria das pessoas não parece gostar muito, e aquelas que todo mundo parece gostar — ou aceitar melhor —, são justamente as que não consigo me prender de jeito nenhum. O problema, não é exatamente o fato de ser uma leitura Middle Grade, porque eu me diverti muito com um dos últimos livros lançados. Na realidade, a coisa toda parece ser justamente a narrativa do autor, que simplesmente não consegue me prender mais. O que é muito engraçado, considerando — talvez tirando The Heroes of Olympus, que foi narrado em terceira pessoa — que todas elas são super parecidas e tudo o mais.

O que acontece comigo em relação aos livros do Rick Jordan? Percy Jackson não só é minha série favorita dele, como também agradou MUITA gente e tem vários fãs por aí, mas desde então, embora todos seus livros sejam parecidos demais e tenham exatamente a mesma pegada — já que ele prefere se prender ao que fez sucesso da primeira vez e não arrisque muito, vamos concordar —, como pode a coisa ficar tão diferente assim, em especial quando um escritor cria uma fórmula exata para todos os seus livros e eles são extremamente parecidos num geral?

É algo que faz pensar, não é mesmo? Eu tenho as minhas teorias sobre o motivo disso acontecer…e vocês? Alguém entende o drama que me encontro ou tem algum autor que faz sentir dessa forma? Uma confusão de sentimentos em relação aos livros e como consequência meio que acaba remando contra a maré do fandom? E o que vocês pensam sobre os novos livros do Rick Riordan? Conta pra mim nos comentários que vou adorar conversar sobre isso! ❤

ASSINATURAFLAVIA

2 comentários em “Tio Rick (Riordan), um desabafo

    1. Olha, sendo bem sincera…eu AMEI o Magnus Chase e acho que é um livro pra dar uma chance, em especial porque ele lembra bastante o Percy. Mas o As Provações de Apolo, eu não recomendaria, mas vi muita gente que gostou. Quem sabe você não se decepciona? Vai que…hahaha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s